domingo, 19 de outubro de 2008

Complexo de Inferioridade - Psicologia Santo André

Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Abc São Paulo -
Complexo de inferioridade
Psicóloga Santo André - O termo Complexo de Inferioridade foi criada pelo discípulo de Freud, Alfred Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. Esse Complexo de Inferioridade pode ser provocado por vários motivos, reais ou irreais como por exemplo o físico, uma situação econômica ou social, ou pela recordação de um fracasso perante um obstáculo que não foi possível vencer.

A pessoa com Complexo de Inferioridade procura compensar sua insuficiência real ou suposta, seja pela tentativa de sobressair em qualquer atividade física, artística ou cultural, o que constitui uma reação positiva, seja procurando vencer seu estado de inferioridade por artimanhas, agindo, consciente ou inconscientemente, com astúcia e cautela. a fim de apresentar aos outros caracteres que realmente não possui.

Neste último caso, que representa uma reação negativa, o Complexo de Inferioridade pode se agravar se o indivíduo for mal sucedido nessas tentativas de Compensação.

Consultório de Psicologia Santo André - Depressão

Depressão em adolescentes




Os adolescentes se deparam com várias situações novas e pressões sociais, favorecendo condições próprias para que apresentem flutuações do humor e mudanças expressivas no comportamento.


Alguns, entretanto, mais sensíveis e sentimentais, podem desenvolver quadros francamente depressivos com notáveis sintomas de descontentamento, confusão, solidão, incompreensão e atitudes de rebeldia. Esse quadro pode indicar Depressão, ainda que os sentimentos de tristeza não sejam os mais evidentes.

Depressão dos idosos - Psicóloga Santo André

Depressão dos idosos


Depressão dos idosos-------------- Na depressão da terceira idade pode-se ajudar, fazendo um diagnóstico adequado, através de um exame médico. Isto permite que sejam excluídos outras doenças e a depressão seja mais bem tratada.Com o auxilio de uma psicoterapia e de tratamento clínico, o quadro pode ser revertido e o idoso volta a ser uma pessoa alegre e produtiva.


Muitos idosos tidos como ‘esclerosados’ têm um quadro depressivo e podem volta a ter uma vida normal.Pessoas idosas podem ter satisfação com outras atividades, como: passeios, arte, músicas, cinema, teatro, coleções, dança, etc...

domingo, 12 de outubro de 2008

Consultório de Psicologia Santo André

Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Santo André - Psicóloga Clínica Suzy Mosna, atendimento Rua Senador Fláquer, 135 Centro - Santo André - São Paulo
telefone 8487 0463
e-mail psicologasuzy@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Psicologia Santo André - Ansiedade e medo

Psicóloga Santo André - O medo é uma resposta emocional, fisiológica e comportamental.


O medo é uma resposta emocional, fisiológica e comportamental a uma ameaça externa definida. A ansiedade é um estado emocional desagradável que possui uma causa, é acompanhada por alterações fisiológicas e comportamentais similares àquelas causadas pelo medo. A ansiedade é uma resposta ao estresse como, por exemplo, o rompimento de uma relacionamento.

Quando a ansiedade ocorre em momentos inadequados ou é tão intensa e duradoura que chega a interferir nas atividades normais, ela será então adequadamente considerada como um distúrbio. Os distúrbios da ansiedade podem ser tão angustiantes e interferir de tal maneira na vida do indivíduo que podem levá-lo à depressão. Alguns apresentam distúrbio da ansiedade e depressão ao mesmo tempo, outros apresentam inicialmente um quadro depressivo e, em seguida, um quadro de ansiedade.

Consultório de Psicologia Santo André

Consultório de Psicologia Santo André - Solidão

Psicóloga Santo André - Solidão
Solidão é também um sentimento humano complexo e psicológico. A solidão é o estado de quem se encontra ou se sente desacompanhado ou só.

Na modernidade, sentir solidão com tanta gente e ao mesmo tempo sentir sozinho. Muitas são as situações geradoras de solidão: existe a solidão gerada pelo próprio poder, a solidão decorrente da riqueza, a solidão dos bem e mal casados, a solidão imposta pelo trabalho atomizado, a solidão da criança cujos pais são egoístas, a solidão da loucura, a solidão dos internos dos hospitais,a solidão do excluídos no topo do mercado de trabalho, a solidão do desempregado, a solidão do trabalhador que deixou família para trabalhar na cidade grande, de amigos, de relacionamentos... etc.

O estresse é capaz de causar sintomas fisicos...Psicologia Santo André

Psicóloga Santo André - O estresse é capaz de causar sintomas fisicos...
O estresse também causa tensão muscular, produzindo dor no pescoço, nas costas, na cabeça ou em outros locais.O corpo responde fisiologicamente ao estresse emocional. Por exemplo, o estresse pode causar ansiedade, que ativa o sistema nervoso autônomo e hormônios (p.ex., adrenalina), os quais, por sua vez, aumentam a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a sudorese. Quando o paciente e o médico supõem que os sintomas são causados por uma doença física, o distúrbio emocional desencadeador dos sintomas pode passar despercebido.

A depressão pode inibir o sistema imune, tornando um indivíduo deprimido mais suscetível a determinadas infecções, como as causadas pelos vírus que causam o resfriado comum. Portanto, o estresse é capaz de causar sintomas físicos mesmo que não exista uma doença física. . Podem ser realizados muitos exames diagnósticos infrutíferos para se descobrir a causa do aumento da freqüência cardíaca, das cefaléias, das dores nas costas, etc. Os fatores psicológicos também influenciam indiretamente a evolução de uma doença. Por exemplo, algumas pessoas gravemente enfermas negam estar doentes ou negam a sua gravidade.

Psicóloga Santo André