domingo, 23 de novembro de 2008

A paixão é pura arte! Psicologia Santo André

A paixão é pura arte!

Está no cinema, na literatura, no teatro, na pintura, na história do mundo...Assim como contemplamos um quadro - queremos vê-lo. Quando contemplamos uma obra artistica - queremos tocá-la. Você busca todo e cada detalhe da pessoa: olhos, cabelos, boca, gostos, como sendo perfeito. Mesmo embora não seja, pois você está idealizando. A Paixão embora seja mais ativa e romântica do que o proprio amor, nao significa que é melhor a este. A paixão é um encanto passageiro, enquanto o amor é algo que se solidifica com o tempo (será!?), e nunca mais pode ser quebrado. Já a paixão, não há como se solidificar, eternizar. Consultório de Psicologia Santo André, Psicóloga Clínica Suzy Mosna.

Cada pessoa pode viver o amor de uma forma.Psicologia Santo André


Cada pessoa pode viver o amor de uma forma


O amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém. Pode significar afeição, inclinação, atração, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. Cada pessoa pode viver o amor de uma forma, já que se trata de um estado subjetivo de ser. Mas, quando é vivido efetivamente por uma pessoa, esse costuma descrever a situação reforçando sempre a idéia de ter realmente encontrado seu unico e eterno amor...ou a Felicidade. Assim, quando uma pessoa parece encontrar seu amor, é invadida por um sentimento de plena Felicidade, sentindo-se completa. Um complementa o outro, no melhor sentido da palavra. Consultório de Psicologia Santo André, Psicóloga Clínica Suzy Mosna

Casamento - Psicóloga Santo André


Psicologia Santo André - O casamento



É saudável poder dividir, planejar e construir uma vida em comum ao lado de quem você ama, mas o sucesso de um casamento depende dos dois.
Não pode faltar em um Casamento: Respeito; Honestidade; Cumplicidade; Intimidade; Amizade e a Comunicação.
Todo ser humano precisa se relacionar, e ninguém entra num casamento visando o sofrimento, isto é um fato sem contestação.
No casamento a coisa mais positiva que se pode vivenciar é quando ocorre uma profunda empatia ou confluência de idéias ou gênios de forma espontânea, sendo maravilhoso quando encontramos alguém para falar o que quase não precisa ser expresso por palavras. Psicóloga Santo André - Casamento e relacionamentos

Paixão - Psicóloga Santo André


Paixão - Psicologia Santo André -


A Paixão é uma emoção ampliada do amor. Na paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. A pessoa perde a sua individualidade, sua identidade e o seu poder de raciocínio.


Pode-se dizer também que paixão é algo muito mais passageiro que o amor, com o passar do tempo e sendo rompido o véu da idealização do outro, cai-se na realidade, tranformando-se a paixão em amor, ou nada restando do sentimento afetivo.


O sentimento exacerbado entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e géneros.


A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para antigir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão. Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Suzy Mosna

Como encontrar um amor?


Como ter um relacionamento? Psicologia Santo André


O primeiro passo consiste em aprendermos a ficar bem sozinhos. Temos que nos esforçar muito, já que os primeiros dias de solidão podem ser muito sofridos. Com o passar do tempo aprendemos a nos entreter com nossos pensamentos, música, filmes, leituras, internet, etc.
Aprendemos a nos aproximar de pessoas novas. Pessoas capazes de ficar bem consigo mesmas são menos ansiosas e podem esperar com mais sabedoria a chegada de amigos e parceiros sentimentais adequados.

Não precisamos sair de nossas rotinas de vida e buscar ativamente o amor. Tudo irá acontecer quando for chegada a hora e sempre é bom ter paciência, já que esperar com serenidade é uma das condições mais difíceis de vivenciarmos. ---Quando estamos prontos, o parceiro adequado acaba se mostrando diante de nossos olhos.----------Psicóloga Santo André

Narcisismo

Narcisismo

Narcisismo - Psicologia Santo André



Narcisismo é o sentimento emotivo de amor dirigido a si próprio, ao próprio indivíduo (homem ou mulher). O termo foi criado por Freud.


Segundo Freud, trata-se de um sentimento até certo ponto natural, especialmente nas crianças. Entretanto, pode se manifestar na idade adulta como uma irregularidade provocada às vezes por conflitos, desajustes sexuais, decepções amorosas, etc.


Segundo a Psicanálise, o Narcisismo leva a eleger-se a si próprio como objeto de amor, em vez de essa emoção ser dirigida a outra pessoa do sexo oposto; a libido é dirigida anormalmente ao próprio eu. Psicóloga Santo André

Ciúme - Psicóloga Santo André


O Ciúme


O ciúme é uma emoção humana extremamente comum, senão universal, podendo ser difícil a distinção entre ciúme normal e patológico.
Enquanto o ciúme ¨normal" é transitório e baseado em motivos reais, o patológico é uma preocupação infundada e irracional.
A denominação de síndrome de Otelo, para os casos de ciúme patológico, faz alusão ao personagem do escritor Shakespeare que vai fundo ao construir esta tragédia onde explora várias faces da alma humana.
Um amigo, através de intrigas sutis conduz Otelo ao ciúme infernal e enlouquecedor. A personagem se vê imersa em um mar de dúvidas e pensamentos fantasiosos de que sua mulher o estaria traindo.
Esse medo desproporcional e irracional de perder o parceiro acaba levando a um comprometimento das relações. A característica principal desse tipo de ciúme seria o medo infundado, sem razão, e não na sua intensidade.
A pessoa, portadora desse distúrbio experimenta diversas sensações, como a ansiedade, a depressão, a raiva, a vergonha, a humilhação,culpa, aumento do desejo sexual e o desejo de vingança.
O tratamento deve ser sempre buscado, já que esse ciúme é fonte de grande sentimento para o casal, inclusive para o ciumento.
Consultório de Psicologia Santo André

Don Juan - Consultório de Psicologia Santo André


Don Juan Psicologia Santo André



O mais famoso de todos foi retratado no cinema como Don Juan – um lendário sedutor espanhol do século 17 que teve mais de mil mulheres e não conseguiu amar verdadeiramente nenhuma delas.


A estória conta que Don Juan seduziu uma mulher de família nobre e matou seu pai. Através da primeira estória, a de Tirso de Molina, Don Juan tornou-se um paradigma da licensiosidade. A figura de Don Juan tem grande importância psicológica e o, daí em diante chamado donjuanismo chamou a atenção de Freud.


As pessoas com esse traço não conseguem ficar apegados a uma pessoa determinada, partindo logo em busca de novas conquistas. As pessoas com essas características são os anarquistas do amor, tornando válidos quaisquer meios para conquistar. Descreve-se o donjuanismo como uma personalidade que necessita seduzir o tempo todo, que aparentemente se enamora da pessoa difícil mas, uma vez conquistada, a abandona.


O conquistador leva a mulher a acreditar que está diante de um homem sedutor, romântico e sensível. Investe em restaurantes, flores, presentes e muitos telefonemas. Assim que parece que o namoro vai firmar, ele desaparece, sem explicação! Geralmente esse perfil não suporta levar um "não" e acaba vencendo pela insistência. Eles dizem não sentir remorso e alegam que a maioria das mulheres se deixa levar muito facilmente por conta da carência afetiva. O Don Juan retira satisfação e prazer do processo da conquista e não do objeto dela.


A trajetória de sua vida nem sempre resulta num final satisfatório. Normalmente as pessoas com esse perfil de personalidade acabam por não se fixarem com nenhuma companhia mais seriamente, não constituem família e acabam se aborrecendo quando constatam que não têm mais facilidade para conquistar mocinhas de 20 anos quando já estão na casa dos 60. Além disso, muitas vezes acabam ridicularizados por essas tentativas totalmente fora do contexto. Além disso, eles podem atravessar períodos de grande angústia na maturidade quando se dão conta de que todos seus amigos estão casados têm família e eles já não podem desfrutar de tantas companhias femininas como outrora.


Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Clínica Suzy Mosna