Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Abc São Paulo -
Complexo de inferioridade
Psicóloga Santo André - O termo Complexo de Inferioridade foi criada pelo discípulo de Freud, Alfred Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. Esse Complexo de Inferioridade pode ser provocado por vários motivos, reais ou irreais como por exemplo o físico, uma situação econômica ou social, ou pela recordação de um fracasso perante um obstáculo que não foi possível vencer.
A pessoa com Complexo de Inferioridade procura compensar sua insuficiência real ou suposta, seja pela tentativa de sobressair em qualquer atividade física, artística ou cultural, o que constitui uma reação positiva, seja procurando vencer seu estado de inferioridade por artimanhas, agindo, consciente ou inconscientemente, com astúcia e cautela. a fim de apresentar aos outros caracteres que realmente não possui.
Neste último caso, que representa uma reação negativa, o Complexo de Inferioridade pode se agravar se o indivíduo for mal sucedido nessas tentativas de Compensação.
Mostrando postagens com marcador senador flaquer.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador senador flaquer.. Mostrar todas as postagens
domingo, 19 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)

