domingo, 19 de outubro de 2008

Complexo de Inferioridade - Psicologia Santo André

Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Abc São Paulo -
Complexo de inferioridade
Psicóloga Santo André - O termo Complexo de Inferioridade foi criada pelo discípulo de Freud, Alfred Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. Esse Complexo de Inferioridade pode ser provocado por vários motivos, reais ou irreais como por exemplo o físico, uma situação econômica ou social, ou pela recordação de um fracasso perante um obstáculo que não foi possível vencer.

A pessoa com Complexo de Inferioridade procura compensar sua insuficiência real ou suposta, seja pela tentativa de sobressair em qualquer atividade física, artística ou cultural, o que constitui uma reação positiva, seja procurando vencer seu estado de inferioridade por artimanhas, agindo, consciente ou inconscientemente, com astúcia e cautela. a fim de apresentar aos outros caracteres que realmente não possui.

Neste último caso, que representa uma reação negativa, o Complexo de Inferioridade pode se agravar se o indivíduo for mal sucedido nessas tentativas de Compensação.