domingo, 23 de novembro de 2008

Don Juan - Consultório de Psicologia Santo André


Don Juan Psicologia Santo André



O mais famoso de todos foi retratado no cinema como Don Juan – um lendário sedutor espanhol do século 17 que teve mais de mil mulheres e não conseguiu amar verdadeiramente nenhuma delas.


A estória conta que Don Juan seduziu uma mulher de família nobre e matou seu pai. Através da primeira estória, a de Tirso de Molina, Don Juan tornou-se um paradigma da licensiosidade. A figura de Don Juan tem grande importância psicológica e o, daí em diante chamado donjuanismo chamou a atenção de Freud.


As pessoas com esse traço não conseguem ficar apegados a uma pessoa determinada, partindo logo em busca de novas conquistas. As pessoas com essas características são os anarquistas do amor, tornando válidos quaisquer meios para conquistar. Descreve-se o donjuanismo como uma personalidade que necessita seduzir o tempo todo, que aparentemente se enamora da pessoa difícil mas, uma vez conquistada, a abandona.


O conquistador leva a mulher a acreditar que está diante de um homem sedutor, romântico e sensível. Investe em restaurantes, flores, presentes e muitos telefonemas. Assim que parece que o namoro vai firmar, ele desaparece, sem explicação! Geralmente esse perfil não suporta levar um "não" e acaba vencendo pela insistência. Eles dizem não sentir remorso e alegam que a maioria das mulheres se deixa levar muito facilmente por conta da carência afetiva. O Don Juan retira satisfação e prazer do processo da conquista e não do objeto dela.


A trajetória de sua vida nem sempre resulta num final satisfatório. Normalmente as pessoas com esse perfil de personalidade acabam por não se fixarem com nenhuma companhia mais seriamente, não constituem família e acabam se aborrecendo quando constatam que não têm mais facilidade para conquistar mocinhas de 20 anos quando já estão na casa dos 60. Além disso, muitas vezes acabam ridicularizados por essas tentativas totalmente fora do contexto. Além disso, eles podem atravessar períodos de grande angústia na maturidade quando se dão conta de que todos seus amigos estão casados têm família e eles já não podem desfrutar de tantas companhias femininas como outrora.


Consultório de Psicologia Santo André - Psicóloga Clínica Suzy Mosna